A kafta é um prato muito típico do oriente médio, com algumas variações de um país a outro. Tem até algumas variações bem parecidas no leste europeu, como o “mititei”, típico da Romênia (esse eu sei porque minha sogra era romena).
Os detalhes podem fazer alguma diferença, mas o que todas as variações da kafta têm em comum é o quanto é gostoso, nutritivo e muito fácil de fazer. Dá até para ter congelado como reserva para dias de pressa ou preguiça (quem nunca?)
Anota a receita e segue lendo, porque no final tem ótimas dicas!
Ingredientes
500g de patinho moído
500g de acém moído
1 cebola roxa finamente picada (também pode ser ralada)
¼ de xícara de salsinha fresca picada
3 colheres de sopa de coentro fresco picado
2 colheres de sopa de hortelã fresca picada
1 colher de sopa de cominho em pó
2 colheres de chá de páprica doce (ou defumada)
1 pitada generosa de chá de canela em pó
Sal e pimenta do reino à gosto
Óleo de coco e azeite extravirgem
Modo de preparo
Você pode montar a kafta de duas maneiras: em espetinhos de bambu ou apenas no formato de uma linguiça não muito grossa. Caso vá usar os espetinhos, que eu acho um charme, antes de começar a receita propriamente dita coloque-os de molho em um recipiente com água. Esse cuidado impedirá que se queimem ao irem para o fogo.
Em um recipiente fundo junte todos os ingredientes, menos o azeite e o óleo de coco, e misture bem, com as mãos mesmo, até obter uma mistura bem homogênea.
Se estiver usando os espetinhos, retire-os da água.
Modele pequenas porções da carne em torno de cada espetinho ou forme pequenas linguiças com a carne, certificando-se, nas duas opções, de compactar bem a carne para que não se desmanchem no aquecimento.
Em uma chapa ou frigideira larga aqueça uma colher de chá de óleo de coco desodorizado e o azeite e coloque as kaftas ali por 2-3 minutos de cada lado. Sirva imediatamente, de preferência acompanhado de outras delícias do oriente médio, como tabule, hummus, coalhada seca (pode ser o cream cheese que eu já ensinei a fazer), kibe de carne assado, kibe cru ou kibe de abóbora.
Ah, espremer umas gotas de limão sobre o espetinho dá um toque super especial, experimente, mesmo não sendo obrigatório.
Que tal, não é uma belíssima refeição?
Só mais uma coisa: eu gosto de trocar frigideira por forno muitas vezes, pela praticidade e porque quase sempre faz menos sujeira. Testei a kafta no forno. Fica “comestível”, mas na frigideira é infinitamente mais gostoso, tenha isso em mente!
Leia mais
Aqui não temos apenas uma receita, mas sim uma sugestão de cardápio completo e com inspiração na culinária do Oriente Médio. Agora vem o melhor: 30 dias de cardápios para você se inspirar, com receitas e tudo mais, com opções para café da manhã, almoço e jantar.
30 Dias de Comida de Verdade
PDF, Hotmart: https://hotm.art/comidadeverdadepatfeldman
Impresso Amazon: https://amzn.to/3pRPlca
Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3cHvJlN