MAIS...

Sobre o óleo de coco e caldos caseiros…

Este é o óleo de coco importado que eu costumo ter disponível.
Este é o óleo de coco importado que eu costumo ter disponível.

Cursos CRIANÇAS NA COZINHA
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Queridos leitores,

Tenho recebido uma “tonelada” de e-mails com pedidos de óleo de coco extra-virgem – a mídia parece finalmente estar descobrindo (e divulgando) as maravilhas desse alimento mágico que eu já uso há quase 10 anos.

Quando você busca o termo “óleo de coco” ou “óleo de coco extra-virgem” em sites de busca, invariavelmente o site Crianças na Cozinha aparece entre os primeiros resultados e sempre que dá eu ofereço aos meus leitores a possibilidade de comprar o óleo aqui pelo site. Mas acontece que eu sou muito seletiva com o que consumo e com o que ofereço aos meus leitores e clientes: só quero o melhor!

Durante algum tempo eu usei um óleo de coco nacional, produziido no nordeste, não orgânico. Estava satisfeita com o produto, porém ainda queria o melhor: orgânico. Procurei muito e achei, passei a consumi-lo e oferecê-lo aqui no site. Muitas pessoas já se beneficiam desse produto maravilhoso, que no momento está em falta no nosso mercado. A importadora não está conseguindo quantidade suficiente para importar e todos nós estamos aqui ensiosos aguardando!

Eu poderia voltar a oferecer a tal marca nacional que consumi durante algum tempo, porém diversas pessoas que continuaram o consumindo vieram me contar que o tal óleo nacional andava vindo com gosto de óleo rançoso bem acentuado. Não preciso nem dizer que recusei o produto terminantemente, não é mesmo?!? Não é gostoso e não faz bem à saúde!CIMG2952

Vamos aguardar a chegada do novo lote de óleo de coco extra-virgem orgânico. Estamos todos precisando muito!

Eu vou avisar aqui no site Crianças na cozinha assim que receber mais óleo de coco extra-virgem orgânico. Enquanto isso, cozinhem com manteiga, gordura do caldo de carne (que eu posso fornecer para quem está em São Paulo).

E os caldos caseiros…

Quem já lê o Crianças na Cozinha há algum tempo sabe a importância que dou ao consumo de caldos caseiros na rotina alimentar. Eles enchem a comida de sabor e saúde!

Hoje eu acabei de preparar uma bela “fornada” de caldo de carne e amanhã fica pronta uma “fornada” de caldo de frango caipira. Quem mora em São Paulo e quiser encomendar é só CLICAR AQUI para entrar em contato comigo!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

22 comentários

  1. Ah, você acabou de rsponder a minha dúvida sobre o óleo produzido por aqui… Eu nunca experimentei porque é caro demais, mas tem um pote de 200ml aqui em casa. Vou testar e te conto se está ruim mesmo, se estiver ok, te passo a marca!

    1. Nanda, eu sei qual é a marca. Usei durante um tempo e ERA bom. Só não acho que cabe a mim divulgar com todas as letras…

  2. Pat, será a perda da qualidade do produto não pode ser más condições de armazenamento do fornecedor?

  3. Pat,
    eu comprei um monte do óleo de Côco do fornecedor brasileiro e não tenho percebido nenhuma perda de qualidade.

  4. Pat, qual a diferença da Banha de Côco em relação ao óleo? Quando eu era pequena, se usava muito para cozinhar a tal banha. Depois não vi mais, mas também não procurei. Não substituiria a óleo em falta? Quais as suas propriedades?

    1. Christina, na verdade a banha de coco é simplesmente o óleo um pouco mais refinado, sem gosto e sem cheiro de coco, mas ainda assim uma ótima opção para cozinhar, e normalmente mais em conta!

  5. Sabe aquelas receitas de massas, como empadinhas, tortas, etc., tradicionais que levavam banha de porco ou gordura hidrogenada para ficarem mais crocantes? Pois tentei substituir por óleo de coco, mais saudável, e ficaram muito boas. Também coloquei metade da receita de farinha branca e metade de farinha integral. Passo a dica para quem quiser experimentar…

  6. Pat,
    voce poderia me tirar uma duvida – comprei o oleo de coco e quando abri o vidro, ele praticamente de liquido ficou pastoso.
    para consumir tenho que usá-lo em forma de liquido deixando-o e banho maria ou pode ser assim mesmo ?

    1. Cleu, super normal e esperado. Quando a temperatura ambiente cai um pouco o óleo de coco se solidifica. Para usar,peça ajuda para uma colher. Se quiser, até pode usar o banho maria, mas conseguindo tirar do pote, é desnecessário.

  7. Oi Pat

    Eu de novo, tem um topico ai ao lado sobre Tônico de coco, e fiquei interessada, mais a pagina não abre, gostaria de ler.
    Outra cosa que queria te perguntar, tens alguma receita de conserva lactofermentada doce? com algum tipo de fruta?
    Dei uma folguinha nas minhas “costurinhas” para cozinhar um pouco, esses caldos são mesmo viciantes, ja preparei uma panelona de caldo de carne, no fogão a lenha, e agora vou preparar de frango caipira….com o frio e a chuva que tem aqui em santa catarina, o fogão a lenha é uma delicia…
    Beijo

    1. Engraçado, Cris, que nem aparece para mim esse tônico de coco, e o mais maluco é que não me lembro dessa receita… (risos) Vou dar uma olhada geral no site e ver se encontro. você tem como me mandar o link que não abre, ou nem link aparece?

    1. Cris, fui olhar e agora descobri!! Essa receita está nos meus rascunhos do site, nem sei como você chegou nela! Foi uma receita da qual gostei muito, anotei para testar, adaptar e então traduzir e publicar. Vou tratar de fazer isso logo, em tua homenagem!! Ela parece mesmo super apetitosa!!

  8. Obrigada Pat

    Fico aguardando, imagina que eu amo coco, e na minha terra so conseguia aquele seco de pacotinho….mais aqui, eu compro aos montes, coco verde, seco, congelado, ai, adoro, então espero ansiosa, esse tônico deve ser uma delicia…..

  9. Olá bom dia Pat.

    Quando eu era menino nos anos 70 meus pais compravam a lata de banha de côco e depois com o tempo desapareceu dando lugar ao óleo de soja.

    Não sei se há semelhança com o óleo da castanha do côco do Babaçu mas, ví matérias que este é colhido diariamente principalmente no Maranhão e exportado para fabricação de subprodutos. também as pessoas que trabalham com isso usam em suas alimentações.
    Pergunto se poderia ser fomentado a idéia de trazer à mesa dos brasileiros e seus benefícios?

    A castanha-do-pará seria uma ótima pedida, mas está em extinção devido a extração da madeira e demora uns 10 anos para produzir.

    Infelizmente o Brasil tem tudo de bom, mas é para exportação.

    Obrigado,
    Ivair

  10. Olá,
    Achei o óleo de coco biológico aqui na Alemanha, comprei, e está aprovadíssimo! Eu adoro por um tiquinho na mingau de semolina de trigo com frutas que faco pra minha filhota (e pra mim tb), dá um sabor delicioso. Com tanto coco no Brasil, ninguém produz? O mais incrível foi que meu pai disse que a minha avó só usava óleo de coco e as outras gorduras que você cita, na cozinha. Perdemos o hábito? Meu pai nasceu nos anos 40… Parabéns pelo site!

Comentários estão encerrado.