Alimentação AMIGOS Dr. Alexandre Feldman

Você se preocupa com o colesterol infantil?

Picture 5Ultimamente tenho recebido diversos e-mails e comentários com a preocupação sobre um assunto muito em moda atualmente e muito amedrontador para a maioria das pessoas: o colesterol em crianças e adolecentes.

Um dos primeiros artigos publicados aqui no site  Crianças na Cozinha trata exatamente deste assunto – colesterol em todas as idades. O artigo foi escrito por um médico, o Dr. Alexandre Feldman, esclarece muitas dúvidas e desfaz muitos mitos.

CLIQUE AQUI para ler o artigo na íntegra.

Também recomendo, para quem entende inglês, a leitura do livro ao lado, que faz parte da minha biblioteca – infelizmente ainda sem tradução para o português.

Não tenha mais medo de manteiga, banha, creme de leite, leite integral, iogurte integral, gema de ovo ou queijos amarelos. Bebês, crianças e adultos PRECISAM de colesterol, nossas células precisam dele!

Tenha PAVOR sim dos industrializados como bolachas, biscoitos, margarinas, óleos refinados e qualquer outro produto alimentício processado demais. Bebês, crianças e adultos NÃO precisam de nada disso. Viver sem industrializados, de forma saudável e feliz é muito mais fácil do que parece!

Já dizia meu caro amigo Dr. Carlos Braghini: nós precisamos de alimentos e não de produtos alimentícios!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. meu filho tem 11 anos com 53 k e esta com o colesterol rum alto 149 e bom 25 preciso de ajuda obrigado

    1. Aline, uma boa medida para regularizar o colesterol e emagrecer é cortar completamente os produtos industrializados e os farináceos refinados. Açúcar nem se fala, é proibido!! Mas para uma orientação mais específica para o caso dele, sugiro você procurar um bom médico e/ou nutricionista que avaliará cada detalhe e lhe indicará a melhor linha de tratamento.

      Daqui eu posso colaborar com receitas totalmente livres de industrializados e com quase nada de farináceos, nada de refinados e açúcar.

  2. Pat, eu acompanho o seu site e de seu marido já faz um tempinho, já li muita coisa do WAPF e acompanho outros blogs sobre “real food”, mas tem uma coisa sobre o colesterol que ainda não consegui entender. Se uma pessoa se alimenta bem, livre de industrializados e com boas gorduras, consumindo creme de leite, manteiga, ovos, etc., quando fizer o exame de colesterol ele virá alto para os parâmetros da medicina comum, que condena tais gorduras, e a pessoa não tem com o que se preocupar, ou o exame deverá estar dentro dos parâmetros normais?
    Não entendi ainda se a preocupação com o colesterol é que é bobagem ou se as gorduras “boas” não aumentam o colesterol. Não sei se deu para entender a minha dúvida, mas se puder ajudar, agradeço. Beijos!

  3. Sabe uma coisa pat a minha mae quando era crianca comia pao com banha de porco(sim ela adora ainda hoje) hoje ela tem 64 anos , nao tem colesterol nem tensao alta, é uma pessoa saudavel e muitas pessoas da idade dela que fugiam dessas gorduras hoje vivem entupidas de medicamentos. Desde de pequena qe nunca a vi tomar qualquer antibiotico nem de cama por alguma doenca.

  4. Olá,
    Antes mesmo de ter acesso a essas informacoes sobre o mito do colesterol, já vinha fazendo uma importante observacao. Meu pai, com 80 anos, sempre teve níveis de colesterol acima do normal, mas sempre teve atividade física vigorosa no dia-a-dia. Seus exames ergométrico e outros de avaliam o estado do coracao e das artérias apontam um nível de saúde muito superior ao que seria esperado para a idade dele. Penso que a atividade física seja um fator mais importante para criacas, adolescentes, adultos e idosos do que o tal exame para testar os níveis de colesterol. Ao contrário, vi muitas pessoas sofrerem infarto aos 50 anos, essas pessoas eram sedentárias e também com alteracoes de colesterol. Na minha infancia nunca tive alteracoes de colesterol. Mas, hoje em dia, as criancas ficam horas em frente ao computador, isso sim, a falta de atividade física, altera muito os níveis de colesterol em criancas. Criancas, por definicao, deveriam estar gastando energia com muuuuuita atividade física.

  5. Meu filho tem 5 anos, é uma criança magra (19 k) e que possui habitos relativamente saudáveis, evitamos gorduras, optamos sempre por alimentos integrais, mas mesmo assim apresenta Colesterol total de 245 – HDL 172.
    Agora percebo que além de magro seu crescimento também está prejudicado em função da rigorosa dieta.
    Isto me preocupa; os pediatras não sabem muito o que fazer; só indicam dieta e exercícios, que já fazemos a dois anos, quando descobrimos o problema.

  6. MINHA FILHA TEM 2 ANOS 9 MESES, TEM 95.5CM E PESA 16.5 KG, É UMA CÇA MUITA SAUDÁVEL E ATIVA, MAS MESMO COM DIETA POR QUASE 6 MESES O COLESTEROL DELA PASSOU DE 166 P/ 172. MESMO DIMINUINDO SALGADINHOS E REFRIGERANTES SÓ P/ O FIM DE SEMANA, INTRODUZINDO LEITE DESNATADO E OUTROS CUIDADOS MAIS, O COLESTEROL AUMENTOU MUITO. A PEDIATRA DISSE Q PODE SER UM HISTÓRICO DE FAMÍLIA, PORÉM AINDA NÃO CONSEGUIMOS AVERIGUAR ESSES FATOS. O Q SERÁ Q POSSO FAZER PARA MELHJORAR ESSA SITUAÇÃO SEM JUDIAR DEMAIS DA MINHA PEQUENA?

Comentários estão encerrado.