Manual de remédios caseiros da vovó

by Pat Feldman on 09/03/2007 · 363 comments

in ARTIGOS

vovoSe você quer conhecer outras receitas e dicas minhas, SIGA-ME NO TWITTER!!!

Passeando pela internet esses últimos dias, dei de cara com essa matéria no site da revista Claudia. Muito interessante, sobre os segredinhos das nossas vovós e bisavós para nos curar de pequenos males cotidianos.

CLIQUE AQUI para conhecer receitas caseiras de xaropes contra tosse.

CLIQUE AQUI para ler mais sobre INTESTINO PRESO e soluções para o problema- serve para crianças e adultos.

Claro que o ideal é levar uma vida saudável, cheia de vitalidade e bons alimentos. Há um bom material sobre o assunto no MEU LIVRO, escrito em parceria com meu marido, e os cursos sobre alimentação e estilo de vida que ele ministra periodicamente.

Clique aqui e conheça o BRECHÓ DA PAT, com coisinhas fofíssimas a um precinho super camarada para o seu bebê!!!

Mas eu não resisto, não… Meus comentários aparecem no meio do texto, numa boa!!

Manual de remédios caseiros da vovó


Por mais que a medicina e a ciência evoluam, muitas receitinhas domésticas para aliviar todo tipo de incômodo do bebê resistem ao tempo. O motivo é muito simples: até os médicos concordam que funcionam

Suzana Lakatos e Carolina Prado

Canja de galinha, papa de arroz, fiapinho úmido para conter soluço e outros remedinhos que nossas avós usavam competem em pé de igualdade – e até com superioridade – com algumas das avançadas fórmulas que lotam as prateleiras das farmácias.

A maior vantagem é a de apresentar efeitos colaterais bem suaves, enquanto os medicamentos industrializados, dependendo do caso, podem provocar reações adversas. Criados intuitivamente, muitos desses remédios caseiros utilizam com sabedoria as propriedades benéficas de alimentos e plantas – hoje reconhecidas pela ciência. Mas, acima de tudo, têm um ingrediente imbatível: o amor e a atenção dos pais. Muitas vezes, não é o chazinho que acalma a criança, mas, sim, o fato de ela se sentir alvo de carinho e atenção.

Claro que, quando se trata da saúde do bebê, não se pode bobear. Não é o caso de ligar para o pediatra diante de qualquer crise de soluço, mas também não se deve ignorar que alguns incômodos talvez sejam o primeiro sinal de um problema mais sério. Por isso, o pediatra que acompanha seu filho deve ser consultado sempre. Lembre-se de que os remédios caseiros fazem efeito justamente por não serem de todo inócuos – alguns, consumidos em excesso, podem causar alergias e intoxicações. Cuidado também com a conservação: por não conterem conservantes, são mais sujeitos a fungos e bactérias. Por isso, prepare as suas “poções” sempre em pequenas quantidades para uso rápido.

Papinha de arroz para reidratar em caso de diarréia

Cozinhe o arroz como de costume, desligando o fogo antes que a água seque por completo.
• Por que funciona: A papinha atua mais ou menos como o soro caseiro, feito à base de água, sal e açúcar. Também na papa entram sal e água. O açúcar fica por conta dos carboidratos do arroz.

(melhor o arroz branco como carboidrato do que o açúcar…)

• Indicação: Para crianças que já se alimentam com papinhas salgadas, normalmente acima dos 6 meses.
• Não há riscos

(quem já me conhece sabe que não costumo dar arroz branco para o meu pequeno, aliás, não costumo tê-lo em casa para nenhum de nós, mas em caso de diarréia é sim uma boa opção. Na rotina prefiro o arroz cateto integral.)

Papinha ou suco de maçã contra diarréia
article_c961.jpg

Para a papinha, basta raspar a polpa da fruta com uma colher e oferecê-la à criança. Para o suco, bata a fruta, sem casca e sem sementes, com água no liquidificador. Coe antes de servir.

(uma vez que eu precisei, ao invés de água usei soro Pedialyte)

• Por que funciona: A maçã contém fibra solúvel e absorve água durante o trânsito intestinal. Com isso, no processo de digestão, ela se transforma em um gel pastoso, que deixa as fezes mais espessas e reduz a velocidade da evacuação.

• Indicação: Para crianças que já se alimentam com sucos e papinhas doces, normalmente após os 6 meses.

• Não há riscos

Água com açúcar para acalmar

(Com açúcar?? Dispenso, dispenso, dispenso!!!!!! Tem outras opções melhores!!!!)

Misture, em meio copo de água filtrada, uma colher de sobremesa de açúcar.

• Por que funciona: Em situações de stress, o organismo libera um hormônio, a adrenalina, que estimula o metabolismo e leva a um consumo maior da glicose – cuja taxa ficará reduzida no sangue. A água com açúcar repõe a glicose perdida, proporcionando uma sensação imediata de bem-estar.

• Indicação: Para crianças que já se alimentam com sucos, normalmente acima dos 6 meses.

• Riscos: O açúcar pode ficar depositado nos dentes da criança, aumentando o risco de cáries. Além disso, no primeiro ano, o ideal é que o bebê se habitue a consumir apenas o açúcar natural das frutas.

(um chá de maracujá, uma boa noite de sono e muito, muuuuuito carinho do papai e da mamãe acalmam muito mais!)

Azeite para soltar o intestino
olive-oil-jar.jpg
Entre 6 meses e 1 ano, basta uma colher de café. Para crianças acima de 1 ano, a dose é de uma colher de sobremesa de azeite.

• Por que funciona: O óleo não é absorvido pelo intestino e funciona como lubrificante da mucosa intestinal.

• Indicação: Para crianças que já se alimentam com papinhas, normalmente acima dos 6 meses.

• Riscos: O uso prolongado do azeite pode impedir a absorção de nutrientes solúveis em água, como as vitaminas do complexo B, cuja deficiência causa irritações na pele e nas mucosas dos olhos e da boca.

(sobre essa questão de impedir a absorção de certos nutrientes eu não sei nada. Vou pesquisar. Me cobrem! Mas mesmo usado como “remédio”, escolha um bom azeite extra-virgem. Se puder ser não filtrado, melhor ainda!)

Gelo e faca sobre batidas para aliviar a dor e impedir a formação de manchas roxas e inchaços

Manda a tradição que se aplique uma compressa de gelo no local da batida. Outra opção é substituir a compressa por uma faca sem corte nem serra, pressionando-a levemente, por alguns minutos, contra o local afetado.

• Por que funciona: É a temperatura do gelo e da faca que faz a diferença. Com a batida, ocorre um sangramento por baixo da pele, causador do popular galo. O frio provoca uma vasoconstrição, impedindo o sangue de se acumular na região.

• Indicação: A partir do nascimento.

• Não há Riscos

(prefiro o gelo… Facas sempre dão margem a acidentes…)

Mel para aliviar a tosse e ajudar na expectoração

Funciona como xarope e pode ser misturado com folhas de guaco ou oferecido puro. Coloque uma colher de sopa de folhas de guaco, lavadas e picadas, em uma xícara de água fervente, abafando por cerca de dez minutos. Coe e adicione uma xícara de chá de açúcar cristal.

(e posso saber para que mais açúcar???? Que além do mais não serve para nada!!!).

Aqueça novamente, até dissolver o açúcar, e acrescente uma colher de sopa bem cheia de mel. Deixe esfriar e guarde em vidro esterilizado, seco e bem fechado. A indicação é de uma colher de chá de xarope duas vezes por dia.

Compre gostosuras da Pat, com novos produtos orgânicos que podem ser enviados para todo o Brasil. CLIQUE AQUI e saiba mais!

Conheça o mel orgânico que temos disponível, assim como extrato de própolis e a Propolina L3. Tudo orgânico e natural, pensando na sua saúde!

• Por que funciona: Os xaropes de mel são viscosos e sua textura ajuda a acalmar as mucosas, irritadas pelas crises de tosse. O açúcar e o mel proporcionam bem-estar, acalmando o bebê. E o guaco contém óleo volátil, resinas e cumarina, usados terapeuticamente como expectorante, antitussígeno (contra tosse) e broncodilatador.

• Indicação: A partir de 1 ano.

• Riscos: O mel pode conter a toxina Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo infantil. Normalmente, ela é eliminada pela acidez do estômago, mas em bebês até 1 ano esse processo ainda é deficiente.

Banho morno para baixar a febre

A água deve estar com temperatura em torno de 25 ºC. Outra opção é aplicar compressas embebidas também em água na mesma temperatura.

CLIQUE AQUI e leia o meu artigo completo sobre febre.

• Por que funciona: A febre é resultado de um comando do cérebro, que faz o organismo aumentar a temperatura corporal a fim de combater um agente estranho. Em contato com um meio externo mais frio, como a água, o organismo automaticamente regula a temperatura, fazendo a febre baixar.

• Indicação: A partir do nascimento.

• Riscos: O choque térmico ajuda a aplacar a febre, mas é preciso descobrir a causa das altas temperaturas.

Massagens para aliviar a cólica
imane1.jpg
Basta friccionar o abdome do bebê, com movimentos circulares lentos, em sentido horário. O ideal é fazer a massagem com os dedos anular, médio e indicador, repetindo a manobra de 80 a 100 vezes.

• Por que funciona: A massagem provoca um aquecimento local, que faz a musculatura relaxar. Como conseqüência, a dor dá uma trégua. A compressão leve do abdome também facilita a eliminação dos gases causadores da cólica.

• Indicação: A partir do nascimento.

• Não há Riscos

Colocar uma bolinha de algodão ou um pedaço de linha vermelha umedecidos no centro da testa do bebê para acalmar o soluço
• Por que funciona: Soluços são freqüentes em bebês até 3 meses porque o nervo responsável por essa reação ainda é muito sensível. A bolinha de algodão e a linha não possuem propriedades calmantes. Mas a atenção que os pais dispensam ao bebê no momento do ritual pode ser a razão da eficácia da simpatia. Para a medicina tradicional chinesa, há outra explicação: o centro da testa é a “porta da cabeça” e sua estimulação produz efeito calmante.

• Indicação: A partir do nascimento.

• Não há Riscos

Ameixa-preta para soltar o intestino

CLIQUE AQUI para ler meu artigo com dicas para quem sofre com intestino preso.

Lave bem três ameixas e bata no liquidificador. Coe e ofereça uma colher de sobremesa ao bebê duas vezes por dia.

• Por que funciona: A ameixa é rica em fibras, que estimulam os movimentos do intestino, favorecendo a evacuação.

• Indicação: Para crianças acima dos 6 meses.

• Não há Riscos

Leite materno para tratar de conjuntivite em bebês

Duas ou três gotas podem ser aplicadas sobre a região afetada.

• Por que funciona: O leite materno possui ação bactericida. Como esse efeito é bastante suave, o uso não acarreta alergias ou irritações.

• Indicação: A partir do nascimento.

• Não há Riscos

Alimentos cozidos em panelas de ferro para prevenir e tratar anemias

Cozinhe as papinhas, como de costume, em panelas feitas desse material.

• Por que funciona: As panelas liberam pequena quantidade de ferro durante o preparo, o qual se transfere para os alimentos.

• Indicação: Para crianças que já se alimentam com papinhas salgadas, normalmente acima dos 6 meses.

• Riscos: Depois de preparada, a comida deve ser transferida para outro recipiente. Se permanecer na panela, a transferência de ferro pode ser muito grande e ocasionar diarréias, que comprometem a nutrição. Esse cuidado não substitui o tratamento médico, especialmente quando a anemia está em grau avançado.

(leia AQUI um pouco mias do que eu penso sobre panelas!)

Lenço umedecido em álcool contra dor de garganta e tosse
Basta umedecer o lenço em uma mistura de um copo de água morna com uma tampinha de álcool e prendê-lo ao pescoço do bebê.

(esse eu provei na própria pele que funciona!! Vivia com tosse quando criança e só conseguia dormir quando minha avó amarrava o tal lenço com álcool no pescoço…)

• Por que funciona: O álcool aquece a região e provoca sensação de bem-estar.

• Indicação: Para crianças acima de 1 ano e meio, sob supervisão atenta dos pais.

• Riscos: O álcool, quando concentrado, pode causar intoxicação, pela aspiração, e queimaduras na pele. Fique atenta ainda ao perigo de sufocamento.

Compressas com pano morno para aliviar dor de ouvido

(Vou perguntar para minha mãe se alguma vez ela tentou. Minha irmã vivia com dor de ouvido…)

Basta aquecer uma fraldinha de pano limpa com o ferro de passar. O tecido morno, a uma temperatura bem confortável, deve ser aproximado da orelha do bebê.

• Por que funciona: O calor provoca vasodilatação e relaxa a musculatura da região, aliviando a dor.

• Indicação: A partir do nascimento.

• Riscos: Não aqueça demais a fralda. Teste primeiro em você.

Chá de camomila para tratar a prisão de ventre

Coloque um saquinho de chá em uma xícara de água fervente e deixe abafado por cerca de dez minutos. Bebês devem tomar meia xícara de chá duas vezes por dia.

• Por que funciona: A camomila contém compostos que funcionam como antiespasmódicos, aliviando a dor de barriga.

• Indicação: Para crianças liberadas pelo pediatra para o consumo de outros líquidos além do leite materno.

• Não há Riscos

Vinagre diluí­do para aliviar a coceira de picadas de inseto

Misture uma colher de chá de vinagre em três colheres de chá de água filtrada.

(funciona também na cabeça, contra piolhos..)

• Por que funciona: O vinagre contém ácido acético, um poderoso anti-séptico

• Indicação: A partir de 1 ano.

• Riscos: A criança pode ser sensível a algum componente do vinagre, o que lhe causaria coceiras e irritação.


Consultoria Renata Waksman, pediatra do Hospital Albert Einstein e presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria; Luiz Cervone, pediatra e coordenador clínico do Hospital e Maternidade So Luiz; Késia Diego Quintaes, nutricionista e professora do curso técnico de Nutriço e Dietética do Senac/SP; Fábio Antoniazzi Arnoni, fisioterapeuta e docente do Senac/SP; Andrea de Andrade Ruggiero, professora de Farmacotécnica e Farmacognosia da Faculdade de Medicina do ABC.


Não funciona e ainda faz mal

Alguns remédios caseiros, além de não terem benefícios comprovados cientificamente, oferecem grandes riscos à criança. Por isso, passe longe das receitas a seguir.

• Pasta de dente para aliviar queimaduras. A pele queimada está sensibilizada e qualquer produto pode causar infecção. Além disso, no hospital, a primeira medida do médico que atender a criança será remover toda e qualquer substância que estiver sobre a pele, o que causará dor intensa se houver uma camada de produto recobrindo o ferimento.

• Óleo quente para curar dor de ouvido. É perigosíssimo! Pode causar queimaduras sérias no canal do ouvido e atingir o tímpano, danificando a audição do bebê.

• Açúcar para estancar sangramentos. A fama do açúcar vem de sua utilização em procedimentos cirúrgicos. A diferença é que o produto usado em hospitais é especial. O açúcar doméstico contém substâncias que podem acarretar irritações e infecções.

• Gordura de galinha contra bronquite. Não há nenhuma comprovação científica de que a gordura tenha qualquer relação com o tratamento dos sintomas ou das causas da bronquite. Sem falar que é um péssimo alimento em qualquer idade.

• Borra de café para cicatrizar. Ela não contém nenhuma ação anti-séptica, aumentando o risco de infecções. Além disso, sua presença sobre o ferimento prejudica a cicatrização.

Já conhecem o BRECHÓ DA PAT? Aparece por lá!

 

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 346 comments… read them below or add one }

Giovana April 25, 2011 at 23:47

gostaria de saber algum remédio para tosse alérgica. minha casa vive sempre limpinha, mas a alergia dela nao parece parar nunca. Principálmente a noite. Ela tem 2 anos e 5 meses e é muito judiante isso. Já tomou remedio anti alergico, mas parece que faz efeito só alguns dias. Vcs não poderiam me wensinar um remedinho caseiro por favor???

Reply

Aída July 31, 2012 at 17:40

Giovana,
é possível que sua pergunta já tenha resposta, mas vale para outras mamães.
Muitos casos de alergias nada tem haver com alguma poeirinha em casa ou mesmo a possível existência de ácaros.Hoje uma grande maioria de processos alérgicos estão relacionados a alimentos industrializados. Os conversantes e corantes tem dados muito o que falar. Procure um especialista e tire suas dúvidas sobre esses vilões, inimigos das crianças.

Reply

Camila Marchel Gomes June 13, 2011 at 13:19

Adorei !!!!!!!! Muito interessante!!! Vou sempre usar esse site!!!!!

Reply

Cláudia June 15, 2011 at 23:50

Por favor me deem uma dica praminha filhinha dormir a noite, ela tem 1 ano e 2 meses, dorme 00:00hs e acorda 02:00hs e não dorme mais, só la pelas 10:00hs, e durante o dia dorme 1/2hora 2x no dia, já não aguento mais….. BJSSSSS OBRIGASDA

Reply

italizio June 25, 2011 at 7:30

minha filha com esta idade tinha este mesmo probleminha eu minha esposa ja nao estavamos aguentando mais pois trabalhar e nao dormir nao dava entao levamos a julia a um neuro o medico fez todos os exames e adivinha graças a Deus ela nao tinha nada entao ele passou um remedio e fizemos um tratamento de um ano nela hoje ela esta com 10 anos e as vezes da briga pra ela levantar espero ter ajudado conselho leve a sua mocinha no medico boa sorte

Reply

alessandra July 19, 2011 at 9:42

bom dia Cláudia eu tenho uma irmãm que tambem fazia assim trocava a noite pelo dia.vou pergunta ela o que ela fez,sei que ela já ensinou para varia mamaes e deu certo.alessandraprojetos@hotmail.com

Reply

DANIELLYNKALINNE June 27, 2011 at 7:20

OI GOSTARIA DE SABER O UQ TIPO DE XAROPE EU DOU PRA MINHA FILHA DE 4 ANOIS QUE SOFRE COM CRISSE ALÉRGICAS DIARIAMENTE,COM A UMIDADE MOFO ,CLIMA POEIRA,A´GUA GELADA ,CHEIRO FORTE,ESPIRRA MUITO ,CORIZA NO NARIZ E TAMBÉM BRONQUITE A CADA 3 MESES É UM SUFOCO!!!! ELA SEMPRE TOMA ANTIBIÓTICO PASSADA PELA MEDICA,MAS PARECE QUE NÃO ADIANTA MUITO POIS ,DEPOIS SE REPETE TUDO DE NOVO,ELA TOMA ANTIALÉRGICO,AJUDA MAS SEMPRE VOLTA,ME AJUDEM ,POIS ANTIBIOTICO DEMAIS ESTA PREJUDICANDO 1 DOS DENTES DELA,O QUE EU FAÇO????

Reply

Aída July 31, 2012 at 17:43

A maioria dos médicos adoram passar antibióticos sem conhecer a causa real do problema. Faça um teste com alimentação natural , retire todos os conservantes acidulantes, corantes, de frutas frescas, não tempere os alimentos com os caldos industrializados, nada de balas e pirulitos. Faça o teste!! Vale a pena alimentação saudável, antes de encher a criança de antibióticos!!

Reply

Divina Rosa June 29, 2011 at 9:12

Olá!!Tenho uma filha de 3 anos a ANA LAURA e aprendi um xarope muito bom pra combater a tosse seca, alergica e gripe.Pega-se 500grs de ACEROLA(nao serve a polpa),200 ml de mel e 100 grs de acucar mascavo.Lava-se a acerola e coloque em alternando num vidro com os outros ingredientes.Acerola,mel,acucar e alterna.Tampe e deixe repousar por 7 dias e apos da um colher deste xarope de manha e a noite.É MUITO BOM……………

Reply

jose adilson June 29, 2011 at 16:00

O que a gente usa para seios rachados com ferroada por dentro e dores pois a criança mama com força demais e dói.

Reply

Pat Feldman June 29, 2011 at 18:06

óleo de coco pode ajudar, além de próprio leite materno, massageado sobre as mamas.

Reply

Celia June 29, 2011 at 19:06

Qdo meus seios ficaram machucados, usei aquela bombinha pra tirar leite p/fazer o bico mais pontudo e assim o bebe não pegava no bico. Tb meu medico disse p/tomar sol no seio, ajudou bastante.

Reply

lidiane July 2, 2011 at 13:42

coloca pomada bepantol. ou baby neo. o melhor o bebê pode mamar mesmo que vc tenha passado a pomada não faz mal, foi a minha salvação. boa sorte!

Reply

Fernanda July 21, 2011 at 17:50

Passar o Bepantol me ajudou muito, além disso, quando estava amamentando, usava cascas, ou pedaços do mamão dentro do sutiã, num protetor de seios em contato com os mamilos. O mamão é hidratante natural, e ajuda nas rachaduras causadas pela sucção do bebê. Para mim funcionou. Espero que tenha ajudado!

Reply

Angela d'Amore October 29, 2013 at 12:56

Eu usavam a casca do mamão papaya. é só tirar a polpa e colocar no bico do seio. refresca e tem ação cicatrizante

Reply

kely June 29, 2011 at 16:03

me ajudem, meu filho a noite acorda de uma em uma hora nao sei mais o que fazer e durente o dia nao dorme mais que uma hora o dia todo
estou cansada e morta de sono!!!! me ajudem…….

Reply

VIVIANE July 6, 2011 at 13:39

Goataria de saber se ainda está com as roupinhas de beb~e no seu brechó. Estou precisando muito. Aguardo resposta.
Um abraço Viviane

Reply

Pat Feldman July 6, 2011 at 19:22

Tenho sim, Viviane. Pode me escrever!!

Reply

Marillac de Castro July 9, 2011 at 9:24

Bom dia,

Minha filha tem 4 anos é muito alérgica, tenho receio de dar medicação, mas agora está com piolhos, então gostaria de uma receita para eliminar os piolhos e lendeas, mas que não fosse prejudicial a saúde da criança, visto que ela é muito alérgica.

Grata

Marillac

Reply

Pat Feldman July 9, 2011 at 23:31

marilac, minha mae costumava usar vinagre no nosso cabelo, e abafava por cerca de uma hora com uma touca plástica. sempre funionou. o único problema é que eu peguei terror de vinagre, nao como de jeito nenhum….

Reply

Herminia September 21, 2011 at 8:06

Oi Marilac,
Eu tb lutava contra esses malditos, até que descobri a ARRUDA, é so colocar em um vidro de 250grs(Maionese vasia,lavado e bem seco)alcool esse que a gente usa em casa, e um punhado bem generoso de arruda, deixe de molho por uma semana, e depois passe no couro cabeludo, deixe por umas 2 horas e lave, na escola da minha filha a professora faz e passa em todos os alunos a infestação acabou, tem que ser feito pelo menos 1 vez por semana se e o melhor nao estraga o cabelo, a minha filha tem cabelos bem encaracolado e deu certo.

Boa sorte!

Reply

Aída July 31, 2012 at 17:51

Lave a cabeça de sua filha e passe o pente fino ainda em baixo do chuveiro. Passe de uma batidinha para cairem as lendeas e piolhinhos presos ao pente vá lavando e passando sem machucar a cabecinha dela. Depois do banho passe um pouco de vinagre diluido em água, uma colher de vinagre para meio coipo de água. Repita por trêes dias. Depois continue a passar o pente por mais alguns dias alternados. Naão precisará usar nada. a solução para acabar com piolhos e eliminá-los ainda pequenos, a medida que as lendeas desovam você vai retirando os piolhos ainda novos para que eles não coloquem lendeas. A vida de um piolho é curta , mas a lendea fica no cabelo por mais tempo, então o vinagre faz com que a cola da lendea amoleça para ela se soltar com mais facilidade.

Reply

Divina Rosa July 10, 2011 at 13:05

Pessoal.Aprendi um xarope muito bom pra combater a tosse seca, alergica e gripe.Pega-se 500grs de ACEROLA(nao serve a polpa),200 ml de mel e 100 grs de acucar mascavo.Lava-se a acerola e coloque em alternando num vidro com os outros ingredientes.Acerola,mel,acucar e alterna.Tampe e deixe repousar por 7 dias e apos da um colher deste xarope de manha e a noite.É MUITO BOM……………

Reply

ANA PAULA September 19, 2013 at 15:56

BOA TARDE DIVINA GOSTEI DA SUA RECEITA DE XAROPE.
TENHO UM FILHO DE UM ANO E SETE MESES E ELE SOFRE COM ESSA GRIPE ALERGICA.LEVO NO MÉDICO E ELES SÓ PASSAM AMOXICILINA QUE NÃO FAZ EFEITO NENHUM.MELHORA UM POUCO DEPOIS VOLTA DE NOVO ,ESTÁ SEMPRE COM O NARIZ CORIZANDO.
GOSTARIA DE SABER SE É PRA CONSERVAR O XAROPE NA GELADEIRA ?
AGUARDO SEU RETORNO.

Reply

luana July 11, 2011 at 18:50

quero saber um remedio para gripe e tosse para meu filho de
um anosempre que nasce um dente ele fica assim me ajude porfavor

Reply

Priscila July 15, 2011 at 11:54

Oie, então tenho um bebê de 5 meses e meio, desde que ele nasceu ele tem um roncado no peito, levei varias vezes ao pediatra e todos me falavam a mesma coisa, que ele tinha o nariz intupido e por conta disso fazia um barulho no peito, só que ai com 4 meses ele ficou bem ruim, tossia e vomitava catarro teve febre, o medico passou até antibiotico pra ele, mas nada adiantou, ele melhorou, mas o roncado continuou, ele ja tomou 2 tipos de xaropes e nada do catarro sair do peito dele, faz inalação direto e não funciona, esses ultimos dias a tossi voltou novamente e o nariz escorrendo! me ajudem, pois ja estou apelando para algum chá caseiro.

Reply

Pat Feldman July 15, 2011 at 13:46

tenta vaporizaçao

Reply

Simone July 15, 2011 at 15:00

Priscila… Minha filha sempre teve este barulhinho de peito chiando. Nenhuma vez algum médico fez menção de que era algo grave. E nariz entupido é normal, pois todos nós nascemos com “adenóide” de pequeno volume e seu Bebê também é assim.

À proporção que a criança tem aqueles contatos com vírus e bactérias, essa adenóide vai crescendo para exercer melhor a sua função. O problema é que esse crescimento, às vezes, vai além daquilo que seria normal e aí passa a se constituir um problema. Borrife mais vezes ao dia sorine infantil e inalação querida, faça no mínimo 3 vezes ao dia. De manhã, à tarde e à noite antes de colocá-lo para dormir.

Vai melhorando. E não aceite operar seu bebê antes dos 5, 6 anos, caso ele tenha um aumento maior desta adenóides viu? não aflija seu coração não mamãe… Faça isso que eu estou te falando, vai passar, vai melhorar. Criança deste tamanho é isso mesmo, toda hora tem uma coisinha e esta região da face é onde tudo pega mais pesado. Viu? Abraços e boa sorte.

Reply

Marillac July 15, 2011 at 18:53

Priscila, minha filha tem 4 anos e passei por tudo isto que você está passando até descobrir que ela é alergica e que tem rinite. Todo cuidado é pouco, imagine você ter que desmontar todo quarto lindo para ela melhorar, pois contra rinite não há outro jeito. Só aprendi depois que minha ainda bebê teve 2 Pneumonias, sem febre, o que dificultada ainda mais diagnóstico. Para os pediatras tudo não passa de virose, tempo seco ou coisa de criança. Mas não fique parada não sugiro que leve-a a uma Alergista pediatra e verifique seu caso, pois o pulmão pode ser prejudicado se não tratar direitinho. Melhoras para seu bebê.

Reply

JULIANA August 1, 2011 at 10:34

oi!!! preciso de ajuda tenho uma filha recen-nascida de 17 dias, ela chora muito a noite de colicas, ja uso simeticona, endorus, mas parece q ñ faz efeito ja ñ sei mais o q fazer. obrigada

Reply

Pat Feldman August 1, 2011 at 11:41

se ela mama no peito, atençao ao que voce anda comendo. e ao invés de apelar para tantos remédios, que tal apelar para massagem e/ou bolsas de água quente…

Reply

Lau V. June 4, 2012 at 14:34

Talvez não seja cólica, é possível confundir, bebês nessa fase choram por qualquer motivo. Meu filho gritava muito para dormir, pensei que fosse cólica mas com o tempo fomos nos conhecendo melhor e percebi que estava enganada.
De qualquer forma, não use tantos remédios, procure sempre alternativas naturais. É importante também prestar atenção na sua alimentação, como disse a Pat. Eu notava que quando tomava leite (integral pasteurizado, infelizmente é o mais “puro” que tenho acesso), meu bebê ficava muito bravo e enjoado.
Também sabemos que o ambiente muito agitado pode deixar o bebezinho mais nervoso.
Boa sorte.

Ps. Sei que o comentário é antigo, mas talvez possa ajudar alguém na mesma situação.
Sempre leio os artigos e todos os comentarios aqui do site.

Reply

Aída July 31, 2012 at 17:56

Não balance sua filha após ela mamar, não coma alimentos industrializados, evite leite de vaca por um tempo. Fique com ela em pé durante os primeiros minutos do sono. Faça massagem bem de leve, use bolsa de água morna. Pode tentar muitas coisas, mas não de remédios a um bebe com o organismo tão imaturo, isso é um veneno. Fique longe de pediatra que aconselha remédios par uma criança recém nascida, porque ela apenas chora!!!

Reply

Luciana August 6, 2011 at 18:52

Adorei

Reply

luciana August 8, 2011 at 9:17

gostaria de saber de algum tratamento natural para este problema pois minha filha tem 5 anos e há três faz tratamento com especialista, alergista infantil, e até o momento nada surte efeito ou seja só sobre efeito do medica medicamento , e quando este acaba volta tudo novamente e já é a 3ª vez que o médico troca a forma de tratamento para ver se “funciona” mas já não aguento mais já imaginou como vai ficar o organismo dele de intoxicação sem dizer que não funciona as tentativas
atenciosamente
luciana
obrigada

Reply

Débora Cristina August 15, 2011 at 15:39

Oi, eu não sei mais o q eu faço, eu sempre tive renite alérgica, mas não tinha costume de ficar doente. Já faz mais de duas semanas q eu tenho tido tosse sem parar,e agora começou a dar febre de 38 graus, já fui no médico, tomei xarope, mas não adianta, quero fazer um xarope caseiro…

Reply

Lucimar Gomes August 20, 2011 at 15:11

Maravilhoso!!! Chegou na hora certa.

Reply

Herminia September 21, 2011 at 8:15

Contra piolhos: 250ml de alcool para um punhado bem generoso de arruda. Deixe de molho por uma semana e passe no couro cabeludo deixe agir por umas 2 horas e lave passando o pente fino debaixo do chuveiro, esse é um repelente ele não mata o piolho e nem a lendia, usar uma vez por semana ate acabar a infestação.

Reply

Pat Feldman September 21, 2011 at 9:38

Passar álcool no couro cabeludo?? Será seguro??

Reply

andrezza September 24, 2011 at 22:27

meus filhos tem 2 anose 8 meses e todo dia de manha nos 10 primeiros minutos que eles levantam eles tosse ja levei no medico varias vezes e eles falam que eles nao tem nada so que eu fico preocupada pois a tosse nao para ja tem uns 2 meses e meio que isso vem acontecendo ja tirei tudo pra ver se nao e alergica mas nao ta adiantando eu queria um remedio caseiro!

Reply

nina November 16, 2011 at 21:11

olha minha filhinha também tinha muita colica quando bebe, até que um dia um anjo da farmacia me receitou “FUNCHICÓRIA” um pozinho que põe na boquinha do bebe e foi excelente as cólicas desapareceram e eu soube o que era dormir a noite, mas é sempre bom procurar um pediatra eles são preparados para nos orientar.

Reply

Pat Feldman November 17, 2011 at 6:02

Cuidado Nina, funchicórea é lotado de açúcar!!

Reply

luciana de fatima gaspar mansur December 16, 2011 at 9:59

ola……..tudo bem espero que sim.para comecar esto gravida de 7 meses e estou com uma dor de ouvido e dente que nada corta,nao aguento mais tomar tanto remedio e nao corta a minha dor me ajuda.

Reply

maria January 6, 2012 at 15:39

meu filho de 1 ano e 5 messes esta com anemia vc tem alguma receita para me ajudar pq ele esta precisando operar mais nao pode por causa dessa anemia me ajuda

Reply

Pat Feldman January 6, 2012 at 15:42

Comer carne é a melhor solução para combater anemia, mas não deixe de conversar com o médico responsável e ver se há necessidade de alguma medida especial para o caso dele!

Reply

erica September 21, 2012 at 10:29

É receita antiga, procure uma panela de ferro e cozinhe tudo que ele comer nela.

Reply

Maria Elizabete January 11, 2012 at 9:25

Sou sua fã.
Qto à gordura de galinha, há mais de 10 anos foi feita uma pesquisa nos EUA, investigando por que caldo de galinha tinha fama de ajudar na cura de resfriados e gripes. O resultado foi que encontraram alguma coisa na gordura de galinha (do frango não) que tinha sim efeito benéfico. A menos que tenha tido outra pesquisa refutando aquela, continuo aceitando aquela informação.

Reply

Viviane February 22, 2012 at 6:31

Bom dia, estou precisando de umas receitas caseiras, depois q tive minha filha aumentou meu problema de ir ao banheiro por ser resecada …. foi no medico eles passa remedios sigo mais depois volta de novo. Se puder me ajudar preciso de uma receita para umedecer as fezes.

Reply

Celia February 22, 2012 at 10:34

Viviane, o que me disseram pra fazer para ajudar o intestino foi: tomar 1 colherinha de azeite pela manhã ou comer junto com as refeições farelo de trigo que não tem gosto ruim e muita agua.

Reply

Pààty March 29, 2012 at 16:48

muito boom mesmo!

Reply

Nathany Lopes March 29, 2012 at 19:11

Gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer para pará com espremedeiras do meu bb. Ela se espreme demaais e dificil mente faz cocô. obg

Reply

Luciana April 8, 2012 at 1:01

oi gostaria da ajuda de vcs pois tenho uma filha de 1 e5 meses bom ela tem um chiado no peito desde dos 6 meses que teve bronquite dai pra cá o peito nunca melhorou sempre chiando, bom na semana passada ela mau conseguia respirar por causa do catarro no peito levei ao medico e ela ficou internada por 5 dias ela teve alta dia 1/4 /2012 . só que hoje ela já ta dinovo muito cansada e tossindo muito dei todos os remédios que passaram mais não esta adiantando se alguem puder me passar um remédio caseiros que solte o catarro e pare a tosse por favor me ajudem não sei mais o que fazer pois já fui em vários médicos e os remédios não estão ajudando em nada obg pela atenção .

Reply

deia May 26, 2012 at 15:21

Oi minha filha teve o mesmo problema. Bom eu descobri que ela tinha refluxo e alergia ao leite de vaca. Por isso fica com peito chiando. Comecei o tratamento e deu resultado. Ela nunca foi de gorfar enm , nda mas vivia com dores abdominais, como se fosse colica. Foi ai que descobrimos o refluxo, observe e veja se acontece o mesmo com sua filha… Espero ter ajudado. mMInha filha so toma leite de soja e faz tratamento do refluxo ela tinha amesma idade quando descobrimos e foi uma luta pois desde de 1 anos eu vivia correndo com ela para o hospital….deia

Reply

Pat Feldman May 26, 2012 at 20:17

Não recomendo o consumo do leite de soja!

Reply

Soleane July 21, 2012 at 3:54

Bom quando eu era pequena lembro de um pediatra ter dito para minha mae que o melhor xarope contra catarro é leite bem morninho com manteiga…nunca me esqueci disso é ótimo

Reply

simone April 19, 2012 at 13:48

Boa tarde, minha bebe tem 8 meses ela esta com chiadeira nos bronquios ja dei todos os remedios que o medico mandou , e não adaintou nada , quero saber se eu posso dar cha quaco com mel pra ela, se alguem poder me ajudar eu agradeço muito , pois ela tem que fazer um procedimento que tem que tomar anestecia , se ela não melhorar dessa chiadeira não vai poder fazer esse procedimento.obrigada.

Reply

Fátima April 23, 2012 at 16:01

Olá
Uma dica para colicas em bebes. Nos 3 primeiros meses meu bebé (e eu ) sofreu muito com colicas. Resolvi evitando refrigerantes; água com gás e café e dando para ela chá de puejo ou erva cidreira. Massagens na barriguinha também ajuda.
Att.: Fátima/Ba.

Reply

ana cristina May 4, 2012 at 8:35

Oi bom dia, minha flha Alice tem 2 anos e 10 meses, ta com colesterol, e com 16kilos, tem que fazer natação , ela é muito imprativa, não para um minuto, antes comia tudo saudavel agora detesta. me ajudem o q fazer

Reply

Francisca Nogueira Eduardo May 8, 2012 at 16:16

Olá me ajudem, porque sofro de uma coceira em minha garganta há vários anos, e já faz dois anos e seis, meses que faços tratamento e não tem resultado. Cada rémedio que uso, com o tempo passa a não fazer mas efeito. Até a vacina eu já tomei e agora estou me sentindo de um jeito que só falto ficar louca quando me da crise. O que faço?

Reply

Celia May 28, 2012 at 10:04

Qdo meu filho sofria com bronquite/rinite, um naturopata disse p/cortar o leite de vaca, dar o de soja e 1 Yakult por dia. Melhorou bastante e a rinite só ataca em periodos mais secos, fora isso, vida normal! Foi uma maravilha!

Para a colica do bebê, eu dei 1 colherinha (café) de Yakult todo dia, temperatura ambiente. Isso ajudou bastante.

Reply

andrea July 26, 2012 at 11:47

eu gostari de saber sobre secreçao no ouvido o que fazer?

Reply

katia regiane gomes da silva August 2, 2012 at 9:05

gostaria de saber porque meu bebe quando mama fica se espremendo e chorando pra fazer coco.

Reply

Celia August 3, 2012 at 21:59

Katia Regiane, seu bebe pelo jeito está com um pouco de prisão de ventre. Numa das minhas opiniões, disse que meu filho tomava 1 colherzinha de café de Yakult em temperatura ambiente. Aliviava colicas e tb ajuda na regularização do intestino. Boa sorte!

Reply

welizangela August 15, 2012 at 23:08

boa noite,gostaria de uma receitinha basica para aumentar a produçao de leite materno

Reply

vanessa August 25, 2012 at 0:50

ola boa noite eu gostaria que me ajudassem..
tive uma bebe estar com um mes e tem muita espremedeira..
ela faz coco normal e peida toda hora entao isso de gases nao é mais se espreme muito e fica toda vermelhinha pode me indicar algo..

Reply

sandra August 29, 2012 at 14:22

Por favor gostaria que me falassem sobre a graxa provada.Me falaram que é bom colocar no umbigo do bebe pra esquentar e ajudar a passar as colicas.É verdade isso?? Dar uma gota pro bebe 1x ao dia tb disseram que é bom.Me ajudem pq meu bebe nao para d chorar.

Reply

vilandia September 1, 2012 at 10:04

oi bom dia sou vilandia e gostaria de saber um remedio caseiro bom pra dor de barriga em criança……….e que nao seje amargo afinal ela nao toma remedio amargo….obrigada.

Reply

elizianealves September 6, 2012 at 20:58

minha filha nao dormee ela e agitadinha alguem pode me da uma ajudinha!!!!!

Reply

Pat Feldman September 6, 2012 at 22:36
Vitor Fernandes September 14, 2012 at 14:40

É muito bom vou fazer um para mim!:)

Reply

graciele October 21, 2012 at 18:39

Pat é tudo maravilhoso, teu site é otimo! adorei todas as dicas.

Reply

FLAVIANE January 5, 2013 at 12:57

MEU FILHO TEM 3 MESES E MEU PEITO ESQUERDO É MUITO MENOR Q O DIREITO TO DANDO SEMPRE O MENOR MAIS VEZES MAS NAO ESTA ADIATANDO TENHO MEDO QUE FIQUE ASSIM P SEMPRE ME AJUDEM POR FAVOR

Reply

Josiane February 10, 2013 at 23:14

Adorei as recomendaçoes! Mas infelismente akele oleo no ouvido eu fiz muitas vezes p meu bebe;mae de primeira viagem e brabo! Mas graças a deus nao ficou sequelas! Agora ele tem 5 anos e esta com anemia e muito sono faz ameaça de enjoo p toda comida e nao ker comer nao sei o ke fazer?! Me de uma opiniao por favor! Bjs

Reply

Alice santos February 22, 2013 at 17:47

Fantástico! Obrigada.

Reply

wesley February 26, 2013 at 11:55

oi bom dia a todos, tenho uma pergunta!!!
oque é bom para que o neném suba de peso quando é recem nascido????

bjus e espero colaboraçoes.

Reply

Pat Feldman February 26, 2013 at 12:26

LEITE MATERNO, de uma mamãe muito bem alimentada e hidratada!

Reply

Alessandra April 4, 2013 at 15:09

meu filho de 2 anos e 9 meses tem amigdalite a otorrina encaminhou ele para a cirurgia,estou com medo existe outro tratamento para curar amigda