Aperitivos e entradas RECEITAS

Fondue de Queijo da Pat

Para aquecer corpo e alma nesse frio de inverno caprichado que está fazendo do hemisfério sul, aqui vai a minha receita de Fondue de Queijo Tradicional, que as crianças podem comer sim, e com muito gosto.

Os queijos principais, como vocês verão na receita, são Gruyere e Emmenthal, mas nada impede que você coloque na panela, além desses, qualquer outro que você tiver na sua geladeira. Eu adoro colocar bastante queijo Brie junto com a mistura sugerida abaixo.

Ingredientes

1 dente de alho

500g de queijo gruyere ralado

300g de queijo emmenthal ralado

300g de queijo Brie (opcional)

1 xí­cara de vinho branco seco

1 colher de sopa de maizena

3 colheres de sopa de cachaça envelhecida (a receita original pede kirsch, que é um destilado de cereja, mas como aqui no Brasil isso é difí­cil de achar e caro, fiquei com destilado de cana mesmo!)

Pimenta do reino branca à gosto

Noz moscada ralada na hora

Modo de Preparo

Unte a panela do fondue com o dente de alho – alguns preferem só untar e jogar o resto do dente fora; eu deixo cozinhar junto.Misture muito bem os queijos, o vinho e a maizena e aqueça em fogo lento – pode até ser banho-maria – mexendo ocasionalmente.

Quando o queijo começar a derreter, cerca de 5 minutos depois, adicione a cachaça, a pimenta e a noz moscada. Mexa bem.

Cozinhe no menos fogo possí­vel, em banho-maria, mexendo frequentemente, até que os queijos estejam completamente derretidos.

Como servir o fondue de queijo

Sirva em rechaud próprio, que mantenha o queijo aquecido, porém não borbulhando.

O tradicional é servir o fondue com pão em cubos, em geral o pão italiano, mas uma boa pedida é incluir batatinhas cozidas, cenoura, brócolis ou couve flor cozidos al dente no vapor. Eu adoro!

Leia mais

Já que a ideia é receber bem, não deixe de conhecer meu mais novo livro Aperitivos & Lanches, com receitas deliciosas, dicas para servir e receber pessoas queridas do jeito mais saboroso! O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.

 

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. detesto maça e pera mas nasci na Italia tenho a receita do pao italiano vivi la ate meu 12 anos hj tenho 21 e adoro o Fondue de queijo.

  2. Eu uso exatamente esses queijos na minha receita, e a unica coisa que muda da minha receita pra usa é o fato de fazer em banho maria e deixar por esse tempo que voce faz. Mas da proxima vez vou tentar fazer assim, pra ver a diferenç.
    Obrigada.

  3. Tem alguma bebida não-alcoólica que pode substituir o vinho?
    E se eu colocar algum queijo cremoso(requeijão, catupiry), perde o ponto?

  4. Minha receita é bem parecida com essa.
    A diferença é que nunca deixei tanto tempo assim no fogo e nem em banho-maria. E fica bom. Meu marido só gosta do meu fondue.

    Adoro tuas dicas!

    Beijos

    Janete Palma

  5. Pat, eu nunca contei o tempo de cozimento do fondue, eu simplesmente vejo se o queijo já derreteu e a consistência está boa. Você deixa mesmo mais de duas horas no fogo? Bom, verdade que eu nunca fiz em banho maria, deve demorar mais mesmo.

    Larissa, não se preocupe com a bebida alcoólica, o álcool evapora com o cozimento. Pode usar sem medo. :-)

    1. silvia, na verdade eu também nao fico neurótica olhando o relógio, e esse tempo que eu sugiro foi o que eu vi em várias das receitas em que me inspirei. estando o queijo derretido e a mistura mostrando-se homogenea, está bom pra mim. uso o banho-maria para nao queimar o funo da panela.

Comentários estão encerrado.