DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Molhos RECEITAS

Molho de tomates mais que perfeito!

Screen Shot 2013-04-15 at 19.21.17Eu acho que para muita gente falar em molho de tomates nessa altura dos acontecimentos é meio complicado. A mídia insiste na alta de preços do tomate – que está fora de época e normalmente aumenta mesmo – e os comerciantes aproveitam a mídia para aumentar ainda mais o preço, aumentos muitas vezes abusivos!

Mas como eu falei no meu texto da semana passada, tomate é comida de verdade, e se você se der ao trabalho de fazer a conta (eu tive esse trabalho para vocês, é só CLICAR AQUI para conferir), vai ver que mesmo com preços elevados, o tomate ainda está mais barato do que muita porcaria espalhada pelo mercado.

Tomates orgânicos

Esse fim de semana, na feira de orgânicos do Parque Água Branca, os tomates estavam especialmente bonitos, suculentos e maduros, perfeitos para um bom molho. E eu comprei um montão, assim aproveitava o clima chuvoso, daqueles que não dá mesmo vontade de sair de casa, e fui curtir minha cozinha inventando o que resultou no molho de tomates mais do que perfeito.

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

As quantidades descritas a seguir renderam bastante molho, cerca de 2 litros, que eu usei um pouco no mesmo dia, e congelei o resto em porções de 320mL (aquele mesmo potinho onde eu armazeno meus caldos caseiros). Esse molho de tomate não é super trabalhoso, mas dá algum trabalho, suja um pouco de louça, então para tornar a sua vida mais prática, eu recomendo que você faça esse montão de uma vez, e congele algumas porções para aquelas horinhas de preguiça.

Nesse fim de semana eu usei o molho com uma massa fresca (que eu não fiz em casa), e finalizei os pratos com uma colherada de molho pesto e bastante queijo parmesão ralado na hora. Delícia!!!!!

Ingredientes

2 colheres de sopa de manteiga (pode usar azeite extra virgem ou óleo de coco desodorizado)

2 cebolas médias finamente picadas

1 dente de alho pequeno finamente picado

1 talo de salsão pequeno finamente picado

3 kg de tomates orgânicos maduros (eu usei uma mistura de tomates do tipo italiano e holandês)

1 abobrinha italiana ralada

2 xícaras de caldo de carne caseiro

2 xícaras de caldo de legumes caseiro

sal e pimenta do reino à gosto

MolhoTomate

Modo de Preparo

Corte o topo dos tomates e esprema para tirar o excesso de sementes (é só o excesso mesmo, se ficar um pouco ou se você tiver preguiça e não quiser tirar nada das sementes, não tem problema!)

Pique os tomates e reserve. Se você preferir tirar a casca do tomate, pode fazê-lo, mas eu sinceramente acho que dá trabalho demais, e como uso tomates orgânicos e não me incomodo com elas, não tiro e pronto!

Pique as cebolas, o alho e o salsão.

Leve uma panela grande ao fogo alto e derreta a manteiga.

Junte as cebolas picadas, mexa bem e junte o salsão. Quando começarem a dourar, junte também o alho, que doura bem mais rápido.

Quando o alho começar a dourar – aviso de novo, é rápido – junte os tomates pouco a pouco, cerca de uma xícara por vez. Quanto o tomate começar a amolecer na panela, junte mais, até que todo o tomate esteja na panela.

Assim que colocar todo o tomate, enquanto você espera que eles fervam, rale a abobrinha.

Quando os tomates começarem a ferver, baixe o fogo e deixe a panela semi tampada.

Assim que ralar toda a abobrinha, junte-a aos tomates na panela e coloque também o caldo de carne e o caldo de legumes.

Junte um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora.

Mantenha a panela semi tampada, mas venha mexer o molho de vez em quando – um pouco de carinho com seus ingredientes deixa a comida ainda mais gostosa!

Tempo de fogo

Esse molho não precisa de muitas e muitas horas de fogo baixo – ele fica pronto e gostoso rapidamente, mas eu tinha tempo e acabei o deixando no fogo por duas horas. Valeu a pena, porque os sabores se misturaram de forma quase mágica, os caldos reduziram um pouco, o molho engrossou. Muito maravilhoso!

Você pode servir/armazenar esse molho “pedaçudo” como ele está, pode bater tudo no liquidificador ou pode fazer como eu fiz – e adorei – bater 3 xícaras de molho no liquidificador e deixar o resto com os pedaços bem cozidos e molinhos.

Onde usar o molho de tomates

Como eu falei, usei esse molho numa massa fresca (veja a foto acima), mas você pode usá-lo para preparar sua carne moída, para montar uma lasanha ou em qualquer receita que peça molho de tomates. Esse molho, apesar da abobrinha e do salsão, tem um sabor bem neutro, bem só de tomate mesmo, o que o torna extremamente versátil!

(receita e texto originalmente publicados em abril de 2014, e que continua deliciosa!)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

24 comentários

  1. Difícil é decidir que tá mais bonito na foto, se são os tomates maduros e vermelhos ou o Arthur que mais parece um homenzinho. :)

  2. Pat, voce teria alguem para indicar no Rio de Janeiro que venda caldos caseiros???

  3. Prezada Pat: Quando você vier ao Rio, pode me avisar, pois gostaria de comprar seu caldo caseiro de legumes. Grata. Sonia

  4. Pat, boa noite!
    Fiz o molho de tomate e ficou muito bom, porém, como tenho dificuldade de encontrar tipos de tomates variados onde moro, os tomates não estavam muito vermelhos e o molho ficou um pouco ralo e mais para rosa do que vermelho.
    Como faço para engrossar o molhor e deixa-lo mais vermelho?
    Obrigada!

  5. Oi Pat, você poderia me enviar por e-mail as informações pra adquirir os caldos de carne e galinha caipira? Obrigada!

  6. Pat,
    Qual seria os substituto para os caldos?
    Comecei a dieta Feldman e vejo que, na maioria de suas receitas você os utiliza…Onde moro (Rondonopolis/MT), não conheço quem vende, quem faz, e o tempo de preparo dele é muuuiiito grande, não tenho como ficar cuidando durante todo o processo de preparo.
    Ficarei muito agradecida se puder me responder, apesar de já ter passado algum tempo da publicação desta receta.
    Um abraço.

    1. Fernanda, os caldos são realmente bem fundamentais nas minhas dietas, mas se você não quer prepará-los (é mais fácil do que parece!!), pode ir ao açougue mais próximo e pedir rodelas de mocotó – vale colocar na água do feijão, das sopas e ensopados. Não é o caldo, mas já ajuda!

      1. Obrigada pela sugestão! Farei isso (mas ainda prometo fazer o caldo.. preciso comprar uma panela de inox grande – pq não tenho grande -, e preparar num final de semana)! Um abraço!!

  7. Sabe, eu até pretendo prepará-lo.. mas confesso que tenho medo! Rsrs… Porque ele fica um dia para o outro no fogo/forno entre aberto… não tem problema? Tenho receio quando qualquer coisa tem que ficar muito tempo no fogo e eu não estiver por perto.. se eu tivesse um fogão fora de casa, não temeria tanto.. (desculpe minha “ignorância”, Pat.. rs).

    1. O máximo que eu já deixei foram 6 meses e ele ficou ótimo. Congelamento é um método muito eficiente para conservar alimentos!

Comentários estão encerrado.