Carnes Cozinhas típicas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Kafta, um jeito saboroso de comer carne

A kafta é um prato muito típico do oriente médio, com algumas variações de um país a outro. Tem até algumas variações bem parecidas no leste europeu, como o “mititei”, típico da Romênia (esse eu sei porque minha sogra era romena).

Os detalhes podem fazer alguma diferença, mas o que todas as variações da kafta têm em comum é o quanto é gostoso, nutritivo e muito fácil de fazer. Dá até para ter congelado como reserva para dias de pressa ou preguiça (quem nunca?)

Anota a receita e segue lendo, porque no final tem ótimas dicas!

Ingredientes

500g de patinho moído

500g de acém moído

1 cebola roxa finamente picada (também pode ser ralada)

¼ de xícara de salsinha fresca picada

3 colheres de sopa de coentro fresco picado

2 colheres de sopa de hortelã fresca picada

1 colher de sopa de cominho em pó

2 colheres de chá de páprica doce (ou defumada)

1 pitada generosa de chá de canela em pó

Sal e pimenta do reino à gosto

Óleo de coco e azeite extravirgem

Modo de preparo

Você pode montar a kafta de duas maneiras: em espetinhos de bambu ou apenas no formato de uma linguiça não muito grossa. Caso vá usar os espetinhos, que eu acho um charme, antes de começar a receita propriamente dita coloque-os de molho em um recipiente com água. Esse cuidado impedirá que se queimem ao irem para o fogo.

Em um recipiente fundo junte todos os ingredientes, menos o azeite e o óleo de coco, e misture bem, com as mãos mesmo, até obter uma mistura bem homogênea.

Se estiver usando os espetinhos, retire-os da água.

Modele pequenas porções da carne em torno de cada espetinho ou forme pequenas linguiças com a carne, certificando-se, nas duas opções, de compactar bem a carne para que não se desmanchem no aquecimento.

Em uma chapa ou frigideira larga aqueça uma colher de chá de óleo de coco desodorizado e o azeite e coloque as kaftas ali por 2-3 minutos de cada lado. Sirva imediatamente, de preferência acompanhado de outras delícias do oriente médio, como tabule, hummus, coalhada seca (pode ser o cream cheese que eu já ensinei a fazer), kibe de carne assado, kibe cru ou kibe de abóbora.

Ah, espremer umas gotas de limão sobre o espetinho dá um toque super especial, experimente, mesmo não sendo obrigatório.

Que tal, não é uma belíssima refeição?

Só mais uma coisa: eu gosto de trocar frigideira por forno muitas vezes, pela praticidade e porque quase sempre faz menos sujeira. Testei a kafta no forno. Fica “comestível”, mas na frigideira é infinitamente mais gostoso, tenha isso em mente!

Leia mais

Aqui não temos apenas uma receita, mas sim uma sugestão de cardápio completo e com inspiração na culinária do Oriente Médio. Agora vem o melhor: 30 dias de cardápios para você se inspirar, com receitas e tudo mais, com opções para café da manhã, almoço e jantar.

30 Dias de Comida de Verdade

PDF, Hotmart: https://hotm.art/comidadeverdadepatfeldman 

Impresso Amazon: https://amzn.to/3pRPlca

Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3cHvJlN

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.