Aproveitei o domingo de sol, alguns amigos em São Paulo e resolvi fazer um churrasquinho na minha varanda. Nada demais, porque a minha varanda é realmente pequena!
O cardápio dos meus churrascos não costuma variar muito, e desta vez tivemos queijo de coalho grelhado como aperitivo, picanha, farofa simples (que desta vez ganhou cebolinhas verdes picadas) e salada de batatas. A novidade foi esta conseva de cebolas, feita através do método de lactofermentação. Os alimentos lactofermentados são perfeitos para acompanhar carnes em geral, já que ajudam muito na digestão.
O sabor desta conserva não lembra nem um pouco o excesso de vinagre presente nas conservas comuns. É um gostinho meio azedo, mas ao mesmo tempo bastante suave. Ideal que as crianças se acostumem a este tipo de alimento desde muito cedo – a saúde só tem a ganhar!
Ingredientes:
1 kg de mini-cebolas (cebolinhas pérola é como eu chamo…)
1 pau de canela (com cerca de 5 a 10cm)
1 noz moscada pequena, quebrada em vários pedaços (esta é uma tarefa difícil, eu troquei por alguns pedaços de “mace”, que é a casca da noz moscada)
2 colheres de chá de cravo
1 colher de chá de pimenta verde
1 colher de chá de pimenta rosa
1 colher de sopa de tomilho desidratado
1 colher de sopa de sal não refinado
4 colheres de sopa de soro de iogurte
1 xícara de água filtrada
Modo de preparo:
Descasque as cebolas e jogue-as em água fervendo por 10 segundos. O choque térmico as deixará macias, porém ainda crocantes.
Coloque as cebolas em um pote de vidro com tampa e adicione os demais ingredientes.
Acrescente mais água filtrada se necessário – as cebolas devem ficar completamente cobertas pelo líquido. Atente porém ao fato de que o líquido não deve ultrapassar a altura de 2 centímetros do topo do pote.
Tampe e deixe descansar à temperatura ambiente por 3 dias.
Transfira para a geladeira e consuma depois de 10 dias. Esta conserva dura até 6 meses na geladeira (o livro de onde ela foi inspirada garante que graças à lactofermentação ela dura até mais. 6 meses foi o que eu testei e é o que posso garantir!)
eu gostaria de comer da cebola em concerva conforme tal receita.
me informe se existe algum lugar que possa faze-lo.
Estou adorando seu site, bem como o de enxaqueca, gostaria de fazer esta conserva, como adquiro o soro do iogurte?
Um grande abraço
Olá Rafael, nesse link eu explico direitinho como obter o soro de iogurte: https://pat.feldman.com.br/?p=44
Se você mora em São Paulo pode também comprálo pronto através aqui do site. É só entrar em contato comigo através deste link: https://pat.feldman.com.br/?page_id=1091
Pat, estou amando seu site e sempre copiando e tentando fazer suas receitas. O sal não refinado q vc usa na conserva de cebolas é o sal francês “Sél de Guérande”? Obrigada
Giselle, esse mesmo!
Oi Pat!
Tudo bem? Estou amando o leite e o iogurte…. que delícia! Agora estou fazendo o processo do cream cheese + whey =D
Nesta receita, nao serve a noz moscada em pó? E o sal, pode ser o marinho?
Pimenta verde e rosa sao em pó?? Nunca as vi no supermercado (ou nao me atentei)..é facil de encontrar?
Bjs,
Dany
Dany, a noz moscada perde o aroma muito rápido depois de moída, então o legal é comprar as castanhas de noz moscadas e ralar na hora. É fácil de encontrar na maioria dos supermercados e feiras, e você pode ralar usando aquela parte mais fininha do ralador comum.
A pimenta verde e rosa vêm em grãos, que você amassa com as mãos mesmo. A pimenta rosa é mais fácil de achar do que a verde, mas se você fizer um passeio ao Mercadão, capaz de encontrar as duas!
E o sal…. qual a diferença entre esse francês o marinho?? Posso usar o marinho??
bjssss
O nosso marinho é mais refinado. Ele serve para fazer as conservas, mas é mais pobre em minerais!
Pat como fazbeterrabas em conserva?
https://pat.feldman.com.br/2009/05/31/conserva-de-beterrabas/
Olá. Meus parabéns pelo seu site, é muito bom.
Eu gostaria de saber se no lugar do soro do iogurte eu poderia usar aqueles leites fermentados (tipo yakult)?
Não Paulo, porque esses leites fermentados normalmente contém acúcar, flavorizantes e corantes que podem atrapalhar não só a fermentação, como também o paladar final da conserva.
Pat… tô fazendo a cebola em conserva e queria saber se pode usar o próprio iogurte ao invés do soro… vi que em algumas receitas vc faz isso… ou estou errada???
Obrigada!!!
Andrea, até pode, mas a aparência da conserva não fica tão legal, porque o líquido fica mais turvo. Mas tecnicamente, pode sim.
Obrigada Pat…
Olá Pat!
Primeiro gostaria de te parabenizar pelo site que é realmente maravilhoso! Adoro cozinhar, principalmente comida de verdade :) Fiquei na dúvida se mesmo sendo necessário acrescentar mais água, a quantidade de soro de leite continua a mesma ou se aumenta proporcionalmente.
Obrigada!
Continua a mesma quantidade.
Comprei o sal aqui http://aromalife.com.br/doce-limao/kit-sal-marinho-com-ervas-95.html
Mas digitando flor de sal mossoró no google encontrei outra loja com mais variedades.
Olá Pat!!
Gostaria de fazer está receita hoje. Como tenho problemas de intolerância a lactose, posso usar o free lactose? Quanto ao tomilho posso colocá-lo fresco?
Espero que me responda.
Obrigada.
Em lugar do soro, coloque uma colher a mais de sal.
Também não consegui encontrar ainda o sal que você usa aqui em Bh. Posso enquanto não o encontro substituí-lo pelo sal grosso.
Abs.